Lucro Bruto vs Lucro Líquido
- Chirley Vanessa

- 11 de jul. de 2023
- 1 min de leitura
Atualizado: 19 de jul. de 2023
Neste guia sobre lucros, vamos explorar o conceito de lucro bruto e lucro líquido, suas diferenças e como interpretá-los. Se você está procurando por uma maneira fácil de acompanhar a saúde financeira de sua empresa, continue lendo.
Receita de vendas
A receita de vendas é o dinheiro que entra na empresa por meio das vendas de produtos e/ou serviços. Essa é a base para o cálculo do lucro bruto e do lucro líquido, e é obtida pela quantidade de vendas multiplicada pelo preço.
Custos dos produtos vendidos
"O custo dos produtos vendidos é o dinheiro gasto para fabricar ou fornecer produtos e/ou serviços. Ele inclui o custo de matéria-prima, mão de obra e outras despesas diretas." Fonte: Investopedia
O cálculo do lucro bruto começa subtraindo o custo dos produtos vendidos da receita de vendas. É importante controlar bem os custos para ter uma margem de lucro mais alta.
Lucro bruto
Despesas operacionais
As despesas operacionais são os gastos da empresa que não estão diretamente relacionados à produção de produtos e/ou serviços. Elas incluem salários, aluguel, contas de luz e água, publicidade, dentre outras.
Lucro líquido
Interpretação dos resultados
Depois de calcular e compreender seus números, é importante interpretá-los. Se a margem líquida for muito baixa, significa que a empresa está gastando demais. Se a margem bruta for muito baixa, significa que a empresa está vendendo seus produtos muito barato. É necessário compreender todos os números juntos para entender a saúde financeira da empresa.
Diferença entre lucro bruto e lucro líquido
Tome nota
Para que uma empresa possa ter resultados e possa comparar é necessário sempre possuir um sistema de gestão, o www.simpllis.com.br conta com recursos de vendas, estoque, financeiro e fiscal.

Comentários